quinta-feira, 25 de agosto de 2011

7 Dicas básicas para seu Cartão de Visita

O mundo está acelerando cada vez mais, e o papel e a caneta do bolso do paletó se aposentou a muito tempo, deixando lugar para um jeito bem mais prático de conceder seu contato: O cartão de visita, que por sua vez oferece bem mais vantagens que se pode imaginar.
Por acaso seu dentista já te falou que o seu sorriso é seu cartão de visita? Pois é, não só o seu sorriso, mas também a roupa que veste, seu cabelo, seu comportamento e sua aparência física em geral, pois no mundo dos negócios, tudo é muito depressa e não existe espaço necessário para conhecermos todos a fundo, portanto, o que adianta prestar atenção em todos estes detalhes e esquecer do principal? Aquele pequeno papelzinho que você entregou para um grande empresário pode ser elogiado e ser utilizado para uma ligação ou confundido com um pedaço de papel amassado e ir para o lixo, junto com várias oportunidades.
O Cartão de visita é uma grande vantagem para quem vive na correria, investir em um cartão de qualidade demonstra não só a importância que você concede por aquilo que faz, mas também a qualidade com que você vai tratar a necessidade de seu cliente.
Na lista abaixo contém 7 dicas basicas importantes para quem pretende fazer ou quer ter ideias para o designer confeccionar seu cartão de visita:

1 - Destaque - O que faz seu cartão ser diferente?
Destaque não é algo a ser considerado ao pé da letra, um cartão que se destaca, simplesmente tem uma maneira mais inteligente de dizer o que precisa de uma forma rápida, que é tudo que as pessoas precisam, e não cores gritantes , fontes grossas e chamativas preenchendo o cartão com aquelas esticadas clássicas, pois isto causaria rejeição visual para grandes empresários, e indiferença para pequenos empreendedores. Portanto, procure sempre não exagerar nas cores e tamanhos.

2 -  Informações
Este ponto depende muito do ramo que você trabalha, mas tente colocar apenas o que realmente é necessário, o exagero de informações pode causar fadiga ou poluição visual. O telefone, celular, email, endereço e alguns serviços é o necessário para qualquer cartão, o grande segredo é ser simples e direto, muitos números de telefone por exemplo, demonstra insegurança, aliás, é frustrante para o cliente ligar em mais de 5 números para encontrar você.

3 - Imprima na gráfica.
Ninguém com mais de 13 anos deve usar cartões impressos em casa, a não ser que seja um profissional do design e saiba muito bem o que está fazendo. Aqueles formulários para impressão de cartão de visitas que estão à venda na papelaria servem para muitas coisas criativas, mas não para basear a primeira impressão profissional que você vai causar.

4 - Se puder, consulte um profissional.
Um designer profissional conhece e percebe detalhes que os leigos nem imaginam – além de estarem aptos a impedir você de praticar pecados capitais, como usar várias fontes e cores de texto diferentes, pouco contraste ou imagens que chamem mais atenção que seu nome. Também ele pode conceder a você diversas sugestões para ajudar em seu cartão.

5 - Verifique, e depois verifique novamente, se tudo está escrito certo.
Entregue para mais alguém verificar, também. Confira cada número, cada vírgula, cada acento, pois mandar um cartão para a produção com erro ortográfico pode te dar uma grande dor de cabeça. E se alguma das informações mudar, imprima novos cartões, nada de corrigir com caneta o número do celular que mudou!

6 - Simplicidade
Nada de usar várias fontes diferentes, imagens intrincadas, todas as cores do arco-íris ou incluir um calendário (ou a tabela da copa do mundo, como eu já vi) no verso do cartão. Simplicidade é a chave, e idealmente deve haver espaço sobrando para que alguém possa fazer anotações no seu cartão sobre a conversa que teve com você.

7 - Dê valor a sua marca
No cartão, o maior foco deve ser o seu logo, é por ele que as pessoas vão lembrar de você e reconhecer seu serviço, ele é o seu nome empresarial. Caso você não tenha um logo ainda, crie uma identidade visual antes de começar a fazer seu cartão, ele ajudara muito na confecção de outros artigos da sua empresa, e te ajudará a conseguir bons clientes.


Espero que estas dicas básicas ajudem a criar um bom cartão, em breve postarei dicas mais avançadas. Lembre-se que nada substitui um profissional, portanto, sempre procure um bom designer para ser bem visto por seus clientes.

Fonte: Própria + alguns da net